após seis décadas

Historiador destaca que Fafica deixa um legado insubstituível após fechamento

A faculdade encerrou suas atividades educacionais após 60 anos

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 04/02/2021 às 14:45
Reprodução/Fafica
FOTO: Reprodução/Fafica

Com 60 anos na área educacional, a Fafica, localizada em Caruaru, no Agreste, foi responsável por formar diversos profissionais nas áreas de Educação, Ciências e Letras. O anúncio do fechamento da instituição foi divulgado na última quarta-feira (3) por meio de comunicado com a decisão do Colégio dos Consultores da Diocese de Caruaru.

Após seis décadas, Fafica encerra atividades educacionais

Diversas pessoas passaram pelo ensino oferecido pela Fafica durante esses anos. Para o historiador Walmiré Dimeron, a contribuição que a faculdade trouxe para Caruaru e diversas cidades do Agreste foi de grande importância.

"Essa longa trajetória deixou um legado insubstituível, seja na formação de profissionais, com a qual ela contribuiu imensamente, como também na produção acadêmica e na preservação da memória. É um capítulo que se encerra mas não enxergamos um outro instrumento que possa, de longe, substituir a importância que essa faculdade teve para nossa gente", destacou Walmiré em entrevista à TV Jornal.

Entre os motivos para o fechamento da instituição, está a avaliação do cenário educacional e financeiro atual em que o país e as instituções de ensino estão enfrentando. A Fafica esclareceu que enfrentou múltiplas dificuldades durante a pandemia da Covid-19, como a crise econômica.

Confira a reportagem completa