Internacional

Donald Trump deixa sindicato de atores e entidade agradece

SAG-AFTRA estudava expulsão do ex-presidente após invasão ao Capitólio

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 05/02/2021 às 13:53 | Atualizado em 06/05/2022 às 14:27
Isac Nóbrega/PR
FOTO: Isac Nóbrega/PR

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump se desligou do Screen Actors Guild (SAG-AFTRA), o Sindicato de Atores e Profissionais do Entretenimento Audiovisual do país. A instituição estava analisando ações disciplinares contra ele, após a invasão do Capitólio norte-americano, no dia 6 de janeiro, em um ataque que deixou cinco mortos.

O SAG-AFTRA disse no dia 19 de janeiro que iria revisar o papel de Trump no episódio da invasão, dizendo que o ex-presidente havia atacado os valores que o sindicato tem como mais sagrados: democracia, verdade, respeito pelos  americanos de todas as raças e credos, e a livre imprensa.

Em uma carta disponibilizada por um porta-voz, Trump criticou a audiência marcada pelo sindicato, disse se orgulhar de participações nos filmes 'Esqueceram de Mim 2', 'Saturday Night Live' e 'O Aprendiz'. "Quem se importa! Eu não gostaria mais de estar associado ao seu sindicato", escreveu.

Em resposta, o sindicato respondeu simplesmente com "Obrigado". Segundo o site especializado em cinema IMDB, Trump tem 26 créditos como ator, com participações em longas, curtas, programas de TV e séries. Em todos, participou como ele mesmo. O ex-presidente era filiado desde 1989.

Impeachment

A Câmara dos Deputados dos EUA votou pelo impeachment de Trump no dia 13 de janeiro, acusando-o de incitar uma insurreição no ataque ao Capitólio. O republicano, deixou o cargo no dia 20 de janeiro após fracassar em sua tentativa de reeleição no ano passado. Ele enfrenta um julgamento no Senado na semana que vem, depois de ter sofrido impeachment na Câmara.

* Com informações do Estadão