A Penitenciária de Capela do Alto, em São Paulo suspendeu nesta quinta-feira (4) as visitas e isolou quatro pavilhões após 24 presos testarem positivo para a Covid-19. De acordo com Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), os detentos foram infectados entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.
O número de casos registrados em quatro dias é quase o mesmo que os notificados desde o início da pandemia. Como medida preventiva, os pavilhões 1, 3, 4 e 7 foram isolados e as visitas suspensas temporariamente. Nenhum funcionário teve resultado positivo para a doença.
A SAP também informou que distribuiu cerca de 3,4 milhões de máscaras, além de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e produtos de higiene, para reforçar a proteção dos detentos e a limpeza das celas.
"Todos os custodiados foram e continuam sendo orientados sobre o uso correto de máscaras de proteção. A taxa de letalidade pela Covid-19 entre os presos está em 0,3% dos casos, o que demonstra a efetividade das medidas adotadas", disse a secretaria em nota.