saúde

Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

Entenda quando você deve procurar um profissional especializado em nutrologia.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 06/02/2021 às 11:00
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Apesar de terem nomes parecidos, os profissionais nutrólogo e nutricionista atuam de maneiras diferentes para melhorar a saúde e qualidade de vida dos pacientes, mesmo que em maioria das vezes trabalhem em conjunto. O diferencial está no tratamento e acompanhamento oferecido por cada um.

Afinal, qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo? O nutrólogo e cardiologista, Dr. Igor de Carvalho, da clínica Ultracordis, explica que o profissional que trabalha com nutrologia é um médico com especialização na área. Seu principal objetivo é tratar doenças e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de medicações, nutrientes e alimentação.

O nutrólogo é um médico formado com especialização em nutrologia. O nutricionista, por sua vez, ajuda a melhorar a performance do paciente por meio de um cardápio, que é estruturado com base nas necessidades e objetivos de cada pessoa.

"O nutrólogo consegue fazer a avaliação dos hormônios, do perfil metabólico do paciente. Também é possível tratar doenças como a síndrome metabólica, problemas de colesterol e triglicerídios usando medicação. O nutricionista, por outro lado, consegue fazer o tratamento por meio do cardápio do paciente em diálogo com o médico", explicou Dr. Igor.

Ao contrário de outros profissionais da área da saúde, o nutrólogo pode prescrever medicamentos aos pacientes para potencializar os resultados e corrigir doenças de uma maneira mais rápida. O especialista também explica que a nutrologia consegue atender outras especialidades, como a endocrinologia.

Trabalho em conjunto

Para o especialista, o paciente encontra resultados melhores a partir de um acompanhamento multidisciplinar, promovido pelo diálogo entre nutrólogo, nutricionista e profissional de educação física. "Não só do ponto de vista da qualidade de vida e otimização da saúde do paciente, para tratar doenças e conseguir uma melhora na performance é preciso conciliar os objetivos", explicou.

Quando devo procurar um nutrólogo?

De acordo com o Dr. Igor, é recomendado procurar um especialista em nutrologia em algumas ocasiões. Algumas delas são: quando é identificado algum distúrbio metabólico ou hormonal; quando é necessário utilizar medicamento para atingir objetivo, seja estético, de saúde ou performance; e em casos quando o paciente não consegue chegar ao objetivo apenas com acompanhamento do nutricionista.