benefício

Extensão do Auxílio Emergencial deve ser inferior a R$ 300

O Governo Federal analisa as medidas necessárias para retomar o pagamento do benefício

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 06/02/2021 às 13:31
Leonardo Sá - Agência Senado
FOTO: Leonardo Sá - Agência Senado

A volta dos pagamentos do Auxílio Emergencial tem sido discutida desde que o Governo Federal decidiu encerrar o benefício, que teve seus últimos pagamentos em dezembro de 2020. O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu recentemente que o governo analisa o retorno do auxílio, mas que ele não deve ser renovado nos mesmos moldes.

Novo Auxílio Emergencial pode deixar de fora beneficiários do Bolsa Família; entenda

Senador propõe que auxílio emergencial seja prorrogado com dinheiro de renúncias fiscais

A princípio, Guedes havia citado que aproximadamente metade dos beneficiários receberiam a extensão para manter o equilíbrio fiscal. No entanto, o ministro informou ainda que há uma possibilidade de que o valor pago seja inferior aos R$ 300 que foram pagos no fim do ano passado.

Novo auxílio emergencial só viria com calamidade pública, diz Guedes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também afirmou que existe essa possibilidade, mas destacou que o governo vai lutar para oferecer um “valor digno” aos beneficiários e, por isso, vai avançar com o “protocolo fiscal” exigido por Guedes.

Volta do Auxílio Emergencial

O ministro admitiu a volta do benefício após uma reunião com Pacheco. Ele alegou que o auxílio deve ser utilizado em socorro aos mais vulneráveis diante da pandemia da Covid-19. No entanto, deve haver redução da quantidade de beneficiários em quase metade.

Beneficiários do Bolsa Família poderão receber dinheiro extra através de bônus por mérito

Outra mudança que foi pontuada é a exclusão dos beneficiários que já voltaram a receber o Bolsa Família. O Governo Federal e o Congresso estudam agora uma alternativa para prorrogar o auxílio sem ultrapassar o teto de gastos.