saúde

Como fazer jejum intermitente da maneira correta?

Apesar de ser recomendado em alguns casos, deve ser acompanhado por profissionais

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 07/02/2021 às 12:23
NOTÍCIA
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet
Leitura:

O jejum é um ato de purificação do corpo para muitas religiões e acontece desde a antiguidade. Atualmente, a prática foi popularizada e é aderida por diversas pessoas que estão em busca da perda de peso. No entanto, é necessário ficar atento e contar com acompanhamento profissional.

Uma das práticas mais conhecidas é o jejum intermitente, um método de dieta em que é necessário ficar longas horas do dia sem comer. Os benefícios podem ser inúmeros para o organismo, desde a perda de peso a redução do risco de doenças do coração.

“O jejum e um metodo que muitas pessoas usam com o objetivo de perder peso. Ele visa intercalar periodos de jejum com periodos de alimentacao. O objetivo e fazer com que o corpo utilize e queime os estoques de gordura, fazendo com que haja perda de massa gorda”, explica o nutrólogo Adriano Marcell.

Como fazer jejum intermitente?

A dieta pode ser realizada de várias formas com ajuda do jejum intermitente, mas isso deve ser orientado por um profissional. O mais comum é o método 16-8. São 16 horas de jejum só ingerindo água, chás e café sem açúcar, e alimentação livre durante as oito horas seguintes. 

No entanto, o nutrólogo alerta que jejuar pode ser perigoso para algumas pessoas. “O jejum intermitente não é indicado para todo mundo. É importante que antes de fazer, converse com um nutrologo ou nutricionista, tanto para saber se pode, quanto para ter um acompanhamento profissional", explica o médico.

Mais Lidas