saúde

Como fazer jejum intermitente da maneira correta?

Apesar de ser recomendado em alguns casos, deve ser acompanhado por profissionais

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 07/02/2021 às 12:23
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

O jejum é um ato de purificação do corpo para muitas religiões e acontece desde a antiguidade. Atualmente, a prática foi popularizada e é aderida por diversas pessoas que estão em busca da perda de peso. No entanto, é necessário ficar atento e contar com acompanhamento profissional.

Uma das práticas mais conhecidas é o jejum intermitente, um método de dieta em que é necessário ficar longas horas do dia sem comer. Os benefícios podem ser inúmeros para o organismo, desde a perda de peso a redução do risco de doenças do coração.

“O jejum e um metodo que muitas pessoas usam com o objetivo de perder peso. Ele visa intercalar periodos de jejum com periodos de alimentacao. O objetivo e fazer com que o corpo utilize e queime os estoques de gordura, fazendo com que haja perda de massa gorda”, explica o nutrólogo Adriano Marcell.

Como fazer jejum intermitente?

A dieta pode ser realizada de várias formas com ajuda do jejum intermitente, mas isso deve ser orientado por um profissional. O mais comum é o método 16-8. São 16 horas de jejum só ingerindo água, chás e café sem açúcar, e alimentação livre durante as oito horas seguintes. 

No entanto, o nutrólogo alerta que jejuar pode ser perigoso para algumas pessoas. “O jejum intermitente não é indicado para todo mundo. É importante que antes de fazer, converse com um nutrologo ou nutricionista, tanto para saber se pode, quanto para ter um acompanhamento profissional", explica o médico.