Política

Bolsonaro questiona quem assumiria seu lugar em caso de impeachment

Indagações foram citadas durante conversa com apoiadores ao falar sobre aumento nos preços

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 08/02/2021 às 16:35
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), questionou nesta segunda-feira (8) quem poderia assumir seu lugar e o efeito do seu afastamento, em caso de impeachment. "Vai resolver o quê? Quer tirar a mim, quer botar quem no lugar?", indagou em conversa com apoiadores, após citar aumento nos preços de combustíveis e de itens da cesta básica.

 

Bolsonaro é alvo de mais de 60 pedidos de impeachment protocolados na Câmara dos Deputados. "Esse 'quem' podia apresentar e nos ajudar com soluções agora. Eu tenho humildade para acolher qualquer sugestão, qualquer uma, seja qual for, a gente estuda", acrescentou o presidente.

Caso o pedido fosse aprovado, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) assumiria a presidência. Mourão reforçou, em várias ocasiões, que não concorda com os pedidos de afastamento de Bolsonaro, que ressurgiram no início deste ano. A atuação do governo federal durante a pandemia da Covid-19 é dos principais motivos para os novos pedidos de impeachment.

Presidentes da Câmara e Senado

A eleição de aliados na presidência da Câmara e do Senado diminuiu as chances de que um processo para o afastamento de Bolsonaro seja aceito. Cabe ao presidente da Câmara aceitar ou não o início de um processo de impedimento. O apoio explícito do Planalto para que o deputado Arthur Lira (PP-AL) assumisse à Casa tinha como um dos objetivos principais afastar a ameaça de impeachment.