Água

Governo de PE anuncia sistema novo de dessalinização em Fernando de Noronha

Objetivo é aumentar oferta de água potável para a população

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 09/02/2021 às 11:12
RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO
FOTO: RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assinou um ordem de serviço nessa segunda-feira (8) para que seja instalado um novo sistema de dessalinização de água do mar em Fernando de Noronha.

De acordo com o governo, o processo recebeu o investimento de R$ 22 milhões e deve acarretar o aumento da oferta de água potável para a população em quase cinco vezes.

O novo equipamento terá capacidade para produzir 72 metros cúbicos de água por hora.

“Serão investidos R$ 22 milhões nesse novo equipamento e também na ampliação da rede de distribuição, do saneamento e do número de poços, o que vai permitir o fim do racionamento de água em Noronha. O novo dessalinizador vai aumentar a vazão atual de 15 metros cúbicos por hora para 72 metros cúbicos por hora, e a previsão é que obra seja concluída até o próximo mês de julho. Sem dúvida, é uma ação fundamental para garantir segurança hídrica aos moradores de Fernando de Noronha e aos turistas que visitam a ilha”, explicou Paulo Câmara.

A água dessalinizada na ilha corresponde a 30% do abastecimento local, que é complementado com captação de água doce do Açude do Xaréu, tratada na Estação de Tratamento de Água da Compesa (ETA Noronha), e por poços artesianos.

Investimentos

Também será adquirido um reservatório metálico com capacidade para mil metros cúbicos para garantir a autonomia de até 4 horas de abastecimento do arquipélago se ocorrer algum problema. Além disso também deve ocorrer a aquisição de conjuntos moto-bomba para água do mar e a implantação de quatro quilômetros de rede de distribuição para demandas futuras por água.

*Com informações do blog de Jamildo