Internacional

Marte recebe três sondas espaciais a partir desta terça-feira (9)

Aparelhos foram lançados há cerca de sete meses para conhecer melhor o planeta

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 09/02/2021 às 16:43
Reprodução/NASA
FOTO: Reprodução/NASA

O Planeta Marte recebe, a partir desta terça-feira (9) três sondas espaciais terrestres. A primeira a chegar é a Hope (Esperança), dos Emirados Árabes Unidos. Na quarta (10), chega a chinesa Tianwen-1 (Astronomia 1) e, no dia 18, a norte-americana Perserverance (Perseverança). 

As sondas foram lançadas há cerca de sete meses. Agora elas serão colocadas no local para onde foram programadas. Cada uma teve de percorrer cerca de 400 milhões de quilômetros entre os planetas Terra e Marte. Uma das fases mais críticas da missão é a de travar as sondas para que não cheguem muito depressa ao planeta, o que pode causar a destruição delas.

A curiosidade para desvendar o que se passou geologicamente Planeta Vermelho e se há presença de vida no subsolo, ocorre desde os anos 60. Mais da metade das viagens de sondas a Marte falharam. Apenas os Estados Unidos conseguiram aterrissar aparelhos.

Hope 

Os estreantes espaciais dos Emirados Árabes Unidos lançaram o aparelho a partir do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, em 19 de julho de 2020. A a sonda Hope, da Emirates Mars Mission, é a primeira a alcançar e a tentar orbitar Marte.

Espera-se que a sonda vá orbitar o planeta por um ano marciano inteiro (687 dias). O principal objetivo será monitorar os ciclos meteorológicos do planeta para entender o por quê de Marte estar perdendo hidrogênio e oxigênio para o espaço.

A missão espacial tem cooperação internacional, com liderança árabe, tecnologia e engenharia norte-americana e o lançamento por um foguete japonês. 

Tianwen 1 

Lançada em 23 de julho de 2020, a missão chinesa Tianwen-1 tem como objetivo colocar um veículo exploratório na superfície marciana. Mas apesar da sonda que transporta o rover chegar no dia 10 de fevereiro, o módulo de pouso só deverá entrar em Marte em maio. 

O intuito principal é voltado para a criação de um mapa geológico de Marte e a localização de potenciais depósitos de gelo de água. Dessa forma, a China continua a investir em seu programa de exploração espacial.

A missão chinesa é a segunda tentativa de chegar a Marte. A primeira foi em 2011, quando a Yinghuo ficado presa à órbita da Terra após o mau funcionamento.

Rover Perseverance 

A Rover Perseverance é enviada pela Nasa para procurar vestígios biológicos em Marte. A agência espcial norte-americana pretende aterrisar o aparelho na cratera de Jezero, lugar que se acredita ter concentrado água há cerca de 3,5 bilhões de anos. A sonda, espera-se, vai enviar para a Terra os primeiros sons na superfície de outro planeta.

 * Com informações da RTP - Rádio e Televisão de Portugal