Saúde

Como atua um obstetra? Entenda tudo sobre os cuidados integrais da gestação

Entenda melhor os cuidados necessários durante esse momento tão importante

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 10/02/2021 às 11:27
Reprodução/Freepik
FOTO: Reprodução/Freepik

O cuidado integral na gestação é de suma importância para a mãe, o bebê e a família. O programa Consultório desta terça-feira, trouxe dois enfermeiros obstetras aos estúdios da Rádio Jornal. Os profissionais Bruno Gomes e Paula Izael falaram sobre os cuidados multiprofissionais que devem existir durante a gestação.

Para iniciar o bate-papo o papel do enfermeiro obstetra foi destacado. De acordo com Gomes, o trabalho deste profissional também é regulado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). "A enfermagem obstétrica vem ganhando um grande espaço. Primeiro, por já terem esse conhecimento técnico e um olhar diferenciado à assistência ao parto em si, e também porque são profissionais com amplas habilidades. Esse é o papel da enfermagem obstétrica: assistir a gestante em todas as fases e possibilitar uma assistência centrada na mãe e em toda a família", destaca.

Outro destaque foi a necessidade da gestante em se informar quanto ao tipo de parto que deseja e outros pontos importantes da gravidez. "Nós sempre orientamos que a mulher primeiro estude, leia materiais sobre partos e gestação. As pacientes que procuram esse conhecimento ajudam no trabalho de toda a equipe envolvida e, principalmente, se ajudam nesse processo. A diferença é grande entre a mulher que se informa e a que não procura saber", pontuou Izael.

O parto humanizado se tornou o sonho de muitas mulheres, especialmente àquelas que sofreram ou testemunharam algum tipo de violência obstétrica. "O que a gente deixa bem claro é sobre a necessidade de respeitar a autonomia da mulher, isto que é um parto humanizado. Se ela opta por uma cesariana, por exemplo, ela precisa ser cercada de opções para tornar esse instante o melhor possível. Ela é a protagonista e precisa ser respeitada em todos os momentos, especialmente na hora de parir", ressaltou Bruno Gomes.

A entrevista também destacou o aleitamento materno, a necessidade do pré-natal e dos exames de rotina, além da importância do atendimento multiprofissional, com psicólogos e nutricionistas, para um melhor desenvolvimento da mulher e do bebê.

Como atua um obstetra? Veja a entrevista completa