Cidades

Petrolina é considerada a cidade com melhor qualidade de vida no Nordeste, segundo ranking

Índice avalia educação, segurança, saúde e saneamento/sustentabilidade

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 10/02/2021 às 10:56
Divulgação/Prefeitura de Petrolina
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Petrolina

A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi apontada como a que possui melhor qualidade de vida no Nordeste, de acordo com um ranking da empresa Macroplan divulgado nessa terça-feira (9) pela revista Exame. O ranking avalia serviços públicos das 100 maiores cidades brasileiras.

Petrolina aparece com a melhor nota entre todos os municípios nordestinos, inclusive, à frente das capitais.

O Índice de Desafios da Gestão Pública avalia 15 indicadores de quatro segmentos estratégicos: educação, segurança, saúde e saneamento/sustentabilidade. São observados dados referentes à cobertura de saúde básica, qualidade de ensino, serviço de esgotamento, taxa de mortalidade infantil, números de homicídios, acidentes de trânsito entre outros.
O estudo detectou uma evolução na qualidade de vida em Petrolina, que resultou no aumento da nota, passando de 0,620 (em 2020) para 0,645 (em 2021).

Ranking da Sudene

De acordo com o levantamento divulgado nos últimos dois meses, Petrolina é classificada como referência em gestão pública e qualidade de vida. Em dezembro, a Sudene publicou um ranking com a cidade na liderança em Pernambuco e em sexto lugar no Nordeste.