O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2020/2021 foi antecipado para o mês de fevereiro e alguns trabalhadores já estão recebendo. O pagamento começou nessa terça-feira (9).
Pode receber o abono quem recebeu até dois salários mínimos mensais com registro formal e exerceu atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias em 2019. Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
> Pagamento do PIS-Pasep 2020-2021 é antecipado; veja novos calendários
> Caixa paga abono salarial nesta terça; saiba quem pode receber
> Pagamento do PIS-Pasep 2020/2021 é iniciado; veja quem recebe
O valor do abono pode chegar a um salário mínimo, dependendo do número de meses trabalhados em 2019. É possível consultar o valor utilizando o aplicativo CAIXA Trabalhador, além do atendimento CAIXA ao Cidadão (0800 726 0207) ou através do site.
Quem tem direito ao PIS?
O trabalhador precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Além disso, é preciso que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social, conforme categoria da empresa.
Quem é vinculado a empresa privada recebe o dinheiro pela Caixa Econômica Federal.
Quem tem direito ao Pasep?
Quem tiver inscrição no Pasep e trabalha no setor público recebe o abono no Banco do Brasil. Se o beneficiário quiser, é possível transferir o pagamento para uma conta de outras instituições financeiras, desde que seja da mesma titularidade. A transferência pode ser feita em terminais de autoatendimento do BB ou no portal do Banco do Brasil.
Os saques podem ser feitos até 30 de junho deste ano.