Economia

Abono PIS-Pasep 2020/2021: saiba se tem direito a receber e como sacar

Confira os calendários

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 12/02/2021 às 12:21
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2020/2021 foi antecipado para o mês de fevereiro e alguns trabalhadores já estão recebendo. O pagamento começou nessa terça-feira (9).

Pode receber o abono quem recebeu até dois salários mínimos mensais com registro formal e exerceu atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias em 2019. Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Pagamento do PIS-Pasep 2020-2021 é antecipado; veja novos calendários

Caixa paga abono salarial nesta terça; saiba quem pode receber

Pagamento do PIS-Pasep 2020/2021 é iniciado; veja quem recebe

O valor do abono pode chegar a um salário mínimo, dependendo do número de meses trabalhados em 2019. É possível consultar o valor utilizando o aplicativo CAIXA Trabalhador, além do atendimento CAIXA ao Cidadão (0800 726 0207) ou através do site.

Quem tem direito ao PIS?

O trabalhador precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Além disso, é preciso que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social, conforme categoria da empresa.

Quem é vinculado a empresa privada recebe o dinheiro pela Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao Pasep?

Quem tiver inscrição no Pasep e trabalha no setor público recebe o abono no Banco do Brasil. Se o beneficiário quiser, é possível transferir o pagamento para uma conta de outras instituições financeiras, desde que seja da mesma titularidade. A transferência pode ser feita em terminais de autoatendimento do BB ou no portal do Banco do Brasil.

Os saques podem ser feitos até 30 de junho deste ano.

Veja os calendários:

Novo calendário de pagamento do PIS
Novo calendário de pagamento do PIS
Reprodução
Novo calendário de pagamento do Pasep
Novo calendário de pagamento do Pasep
Reprodução