investigação

Equipamentos eletrônicos de escuta são encontrados em repartições públicas de Gravatá

A equipe de tecnologia da Prefeitura encontrou as escutas até na sala do prefeito.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 12/02/2021 às 11:29
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Após encontrar uma placa de captura de imagem e som durante um serviço de manutenção em uma lâmpada, a equipe de tecnologia da Prefeitura de Gravatá encontrou diversos equipamentos de escuta em repartições públicas do município. A Polícia Civil investiga o caso em parceria com a gestão municipal.

De acordo com as informações da TV Jornal Interior, o primeiro equipamento foi encontrado na sala sala do secretário de finanças de Gravatá, Fabio Romero. Em seguida, o setor de tecnologia iniciou uma busca nos prédios municipais e encontrou uma micro câmera e uma escuta na luminária da sala da comissão de licitações, que fica no mesmo prédio.

Escutas foram encontradas em Gravatá
Escutas foram encontradas em Gravatá
Reprodução/TV Jornal

Durante a busca, também foram encontrados equipamentos na sala do prefeito, Padre Joselito. O material foi instalado em locais estratégicos e foi identificado que os equipamentos são capazes de registrar imagens até no escuro.

Todo o material foi recolhido pela Polícia Civil, que abriu um inquérito. O setor de tecnologia repassou as informações para o instituto de criminalística e ainda suspeita que existem outros equipamentos escondidos nos prédios do município.

Investigação

A delegada titular de Gravatá, Gabriela Nishida, disse que a polícia iniciou as investigações do caso para identificar os autores da implantação das escutas. "O material foi apreendido e encaminhado para a perícia para, inicialmente, proceder com a análise da potencialidade, funções e se está em condições de funcionamento", explicou.

Escutas foram encontradas em Gravatá
Escutas foram encontradas em Gravatá
Reprodução/TV Jornal