Saúde

Remoção das próteses de mama: saiba mais sobre o procedimento

Radiologista especializada em mamas foi entrevistada pela Rádio Jornal

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 12/02/2021 às 12:50
Divulgação
FOTO: Divulgação

No Consultório dessa quinta-feira (10), Samara Pontes conversou por telefone com a radiologista, especializada em mamas, Vivian Milani. A médica falou sobre a onda na remoção dos implantes de silicone e as complicações que, apesar de serem raras, podem acontecer um tempo depois do procedimento.

É conhecido que o Brasil realiza cada vez mais procedimentos estéticos e entre as cirurgias plásticas ultrapassamos os Estados Unidos neste quesito, de acordo com pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), divulgada em dezembro de 2019. “Durante muitos anos observamos a procura pela realização de cirurgias plásticas, incluindo aí a prótese de mama. Hoje é ainda mais comum, porém nós também percebemos um número muito grande de pacientes que querem tirar a prótese. E não é só por causa das complicações, muitas mulheres se arrependem do procedimento, principalmente quando esses não ficam como elas esperavam”, ressalta Milani.

O que as mulheres precisam ficar atentas é com a necessidade de trocar ou retirar a prótese por questões de saúde. A profissional exemplifica as situações em que isto pode ser necessário. “Existe um quadro que nós conhecemos há pouco tempo: é o linfoma anaplásico de grandes células. Geralmente a paciente procura o médico quando percebe que uma das mamas aumentou de volume, este é o principal sinal e acontece justamente com as próteses mais seguras, que não apresentam risco de rompimento e que são as usadas hoje em dia. O organismo reage contra essa prótese, e mesmo que seja um problema que acometa poucas pacientes, ele existe e o explante mamário é o único tratamento”.

Outros problemas que podem surgir e exigem o explante são as infecções nas mamas, além dos rompimentos ou contraturas. “Em todo caso é importante que a mulher conheça sua mama e saiba como é o seu estado normal. Surgiu alguma alteração ou dor? Precisa procurar ajuda médica”, completa a radiologista.

Na conversa, a especialista também destacou outros procedimentos que podem ser utilizados para melhorar a aparência dos seios. “As mulheres acham que pra deixar o peito durinho, firme, só o implante de silicone vai resolver. Mas existem diversas cirurgias que podem melhorar a aparência, diminuir ou até levantar os seios. Basta procurar o que mais se encaixa com a sua vontade e o seu perfil”, pontua.