Vacinação

Vídeo: idosa recebe dose de ar em vez de vacina contra covid-19

Familiares filmaram o momento da aplicação da vacina e vídeo viralizou

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 15/02/2021 às 9:14
Reprodução/Internet/Inter TV
FOTO: Reprodução/Internet/Inter TV

Uma idosa de 94 anos recebeu uma dose de ar no lugar da vacina contra a covid-19 nessa sexta-feira (12) em Petrópolis, no Rio de Janeiro. No vídeo feito pelos parentes da senhora, é possível ver que a agulha foi aplicada, mas a seringa estava vazia.

Nas imagens, um parente da idosa filma a vacinação e diz que é melhor trocar a seringa. A técnica de enfermagem vai até a tenda montada para a imunização e pega uma outra seringa. O vídeo viralizou nas redes sociais e gerou polêmica.

A prefeitura da cidade confirmou que a seringa estava vazia e entrou em contato com a família da idosa para que a levasse novamente para ser vacina no sábado (13).

Homem obriga filho a comer maconha e vídeo viraliza nas redes sociais

Em nota, a prefeitura disse que os profissionais da saúde devem seguir os protocolos durante a vacinação. Além disso, a técnica de enfermagem foi afastada e será ouvida nesta segunda-feira (15).

Veja a nota completa:

"A Secretaria de Saúde informa que tomou todas as providências cabíveis assim que recebeu a denúncia e confirmou, com o apoio das imagens registradas pela família e a verificação da quantidade de doses aplicadas, que a seringa utilizada para vacinar a idosa estava vazia no momento da aplicação.

A Prefeitura informa que abriu procedimento para investigar o caso. A técnica de enfermagem é contratada e foi imediatamente afastada para apuração dos fatos. Por tratar-se de procedimento administrativo, ela será ouvida pela equipe da Saúde na próxima segunda-feira. As equipes fizeram imediatamente contato com a família e a idosa foi vacinada neste sábado.

A secretaria abriu procedimento interno de investigação para apurar a responsabilidade sobre o fato e criou um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas e recebimento de denúncias, o whatsapp (24) 99946-1161. A Secretaria de Saúde está reforçando junto às equipes os protocolos a serem seguidos durante o trabalho para garantir a transparência na aplicação das doses.

É direito do vacinado e/ou familiar pedir para ver a ampola de onde a vacina está sendo retirada, assim como verificar rótulo. Também é direito registrar, seja em vídeo ou foto, o momento da aplicação. O responsável pela aplicação tem que se certificar, antes da aplicação e na presença do vacinado, que a seringa está com a dose. Após a aplicação, deve se certificar, ainda na frente do vacinado, que a seringa está vazia. Por último, a equipe deve informar, no cartão de vacina, qual a vacina aplicada e a data de retorno para segunda dose.

A apuração será rigorosa para que casos como este nunca mais se repitam. Importante lembrar que no local da vacinação há sempre um supervisor, que deve ser acionado em caso de qualquer dúvida ou problema".

Confira o vídeo: