ecnomia

Busca por crédito cai 8% no em janeiro mas sobe 22% com relação ao mesmo mês de 2020

O setor de serviços liderou a demanda por crédito no Brasil.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/02/2021 às 12:23
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

De acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), a busca por crédito no Brasil caiu em 8% no mês de janeiro de 2021. O indicador mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos no varejo, bancos e serviços.

Apesar da queda, os dados apontam que a busca por financiamento cresceu em 22% com relação ao mês de janeiro de 2020. O setor de serviços lidera a demanda de crédito e apresenta expansão de 62%. Na sequência, aparecem os bascos e as financeiras, que apresentaram alta de 19%, e o varejo, com 17%.

Comparativo com 2020

Com relação ao mês de dezembro de 2020, houve uma queda de 30% na busca por crédito no setor do varejo. Já os bancos e as financeiras apresentaram alta de 30%.

O ditretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa, destacou que o recuo no setor varejista é 'normal' no começo do ano. " Historicamente, janeiro e fevereiro são meses de baixa para o comércio", destacou.

Breno reforçou ainda que a demanda de procura por crédito deve ser menor neste ano, já que 2021 conta com o "agravante de menos pessoas consumindo, com maior desemprego e maior endividamento."