religião

Qual é o significado da Quarta-feira de Cinzas?

A data marca o início do tempo litúrgico da Quaresma para a Igreja Católica.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 16/02/2021 às 15:48
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

A Quarta-feira de Cinzas é sempre sucedida pela terça-feira de Carnaval. Em 2021, ela será recordada pelos fiéis católicos no dia 17 de fevereiro. O dia marca a abertura do tempo litúrgico da Quaresma, que para a Igreja Católica é marcado por oração, jejum e penitência.

Para os judeus, a tradição das cinzas remete ao arrependimento dos pecados e a reconciliação com Deus. De acordo com o que diz a Igreja Católica, a data introduz os fiéis ao tempo litúrgico que exorta o arrependimento dos pecados para alcançar a eternidade e celebrar bem a Páscoa.

Por que "cinzas"?

As cinzas utilizadas na celebração da Quarta-feira de Cinzas têm um significado bíblico. De acordo com a passagem do livro de Gênesis, as cinzas são abençoadas e colocadas na cabeça dos fiéis para lembrá-los de que, um dia, todos irão morrer e voltar ao pó, de onde vieram.

Os fiéis que participam da celebração e vivem o tempo da Quaresma em oração e em comunhão com a Igreja também são recordados de que nada é duradouro a não ser a eternidade.

Como são feitas as cinzas?

As cinzas utilizadas na celebração são feitas a partir dos ramos abençoados e queimados no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas são misturadas com água benta pela autoridade eclesiástica que celebra a missa e depois são utilizadas para ungir os fiéis na testa.

A prática surgiu na Igreja Primitiva, ainda no Oriente Médio na Antiguidade. A celebração tinha o mesmo objetivo dos dias atuais: levar o fiel a recorrer a Deus para alcançar o perdão dos pecados.