Educação

Startup de educação lucra ajudando alunos a colar nas provas

O serviço de assinatura teria como foco tirar as dúvidas dos estudantes

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/02/2021 às 18:32
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A startup de educação mais valiosa dos Estados Unidos, é na verdade uma empresa que ajuda alunos a colar na lição de casa e provas online. A Chegg permite que estudantes enviem suas dúvidas ou até foto das perguntas em seus livros para que especialistas respondam mostrando o passo a passo de como resolver as questões.

A empresa por assinatura cobra US$ 14,95 por mês e está fazendo sucesso entre os adolescentes norte-americanos. A plataforma foi acusada pela consultoria de investimentos Citron Research, de criar fóruns internos para ensinar alunos a burlar ferramentas de checagem.

Apesar da empresa ter foco em ajudar os alunos, tirar dúvidas e ensinar a lição de casa, os casos de cola nas atividades são frequentes. Algumas pessoas afirmam que eles criaram uma categoria nova de serviços, o CaaS (Cheating as a Service). Em uma tradução livre, algo como trapacear por assinatura.

A ferramenta realmente funciona como um professor particular por um preço muito acessível. Começou com física e matemática e hoje atende uma grande variedade de assuntos e problemas, de economia a biologia, de programação a química.

O uso da tecnologia na educação sempre causou polêmica, mas com a pandemia ficou claro que este é um caminho sem volta. Cabe as instituições de ensino continuarem atentas aos possíveis casos de plágio.