Mundo

Vídeo reproduz movimento dos continentes no último bilhão de anos

Imagens mostram que a Antártida já esteve na linha do Equador.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/02/2021 às 14:28
Reprodução/NASA
FOTO: Reprodução/NASA

Geocientistas divulgaram um vídeo que, pela primeira vez, mostra como as massas de terra e oceanos mudaram durante o último bilhão de anos, através da reconstrução do movimento das placas tectônicas. As imagens mostram o planeta Terra em movimentação constante. Dá para ver, por exemplo, que a Antártida já esteve na linha do Equador.

O trabalho vai ajudar os cientistas a entendam melhor como o interior da Terra funciona. A animação trará possibilidades de resposta para entender como o clima mudou, como as correntes oceânicas se alteraram e como os nutrientes fluíram das profundezas do planeta para estimular a evolução biológica.

Um dos pesquisadores explicou que no tempo humano as coisas se movem em centímetros por ano, mas que ao longo dos bilhões de anos os continentes se movimentaram e estiveram em todos os lugares no tempo. De acordo com o vídeo, a Antártida, que é hoje é um local frio, inóspito e gelado já foi um destino de férias ensolaradas no Equador.

Nas imagens podemos ver continentes verdes pesando sobre os oceanos, representados em branco. As linhas coloridas indicam vários tipos de limites que separam as placas tectônicas.

Triângulos vermelhos indicam limites convergentes (placas movendo-se juntas), curvas cinza-esverdeadas indicam placas deslizando lateralmente uma após a outra e linhas azul-roxas representam limites divergentes (placas se separando).

Veja: