Consultório

Alimentação ajuda na prevenção ao câncer? Entenda

Em entrevista à Rádio Jornal, nutricionista tirou as dúvidas sobre o assunto

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 18/02/2021 às 14:43
Pixabay
FOTO: Pixabay

No programa Consultório dessa quarta-feira (17), a nutricionista Bruna Pavão falou sobre os alimentos que podem atuar na prevenção ao câncer. Entre os assuntos abordados, a profissional também destacou os tipos de alimentos que, a longo prazo, podem levar ao aparecimento de doenças, incluindo o câncer.

Um boa alimentação pode prevenir o surgimento de diversos problemas de saúde, a exemplo das doenças cardiovasculares. Quando falamos em câncer existem alimentos que, sim, podem atuar na prevenção da doença. “É muito mais interessante você investir em alimentos que evitem certas doenças do que precisar remediar o problema depois. As pessoas acham que o alimento saudável, de dieta, é caro, mas na verdade é possível fazer escolhas saudáveis sem gastar muito. No final, você economiza”, comentou.

A nutricionista também alertou sobre o consumo das chamadas gorduras “boas” e ruins. É imprescindível que as pessoas conheçam que tipos de alimentos fazem parte desses grupos e entendam que uma alimentação adequada precisa contemplar todos os nutrientes. “As gorduras boas ajudam a inibir a formação de neoplasias malignas e que podem contribuir também com uma metástase. Elas têm um poder antioxidante e anti-inflamatório. Já entre as gorduras ruins, a mais conhecida é a gordura trans, onde estudos científicos já comprovaram os diversos malefícios para a nossa saúde”. Ainda segundo a profissional, o amendoim é um exemplo de gordura boa e os alimentos ultraprocessados como biscoitos, bolachas, salgadinhos, entre outros, fazem parte dos inimigos da saúde.

Muitas vezes somos enganados com a promessa de alimentos saudáveis, saber ler os rótulos dos alimentos é primordial para evitar essas “pegadinhas”. “Olhar o verso da embalagem e verificar quais foram os ingredientes utilizados é indispensável. Se tiver algum ingrediente com um nome estranho, que você nunca ouviu falar, pode ter certeza que é algo que não faz bem para a saúde”.

A entrevista também destacou o consumo de carnes vermelhas, o uso de adoçantes artificiais e a importância de consumir alimentos específicos no intuito de prevenir o câncer, como as frutas vermelhas, tomates, cenoura, abóbora, vegetais verde-escuros, frutas cítricas, entre muitos outros.

Dúvidas sobre a prevenção ao câncer? Veja a entrevista completa