Os testes para os concurseiros interessados em seguir carreira diplomática já têm data para acontecer. O concurso do Instituto Rio Branco, um dos mais concorridos do Brasil, teve a primeira fase agendada para o dia 11 de abril. A prova seria realizada em agosto de 2020, mas foi adiada em virtude da pandemia da Covid-19.
São oferecidas 25 vagas no total e o salário inicial, oferecido para o cargo de terceiro-secretário, é de R$ 19,1 mil por mês. A informação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (18).
Esta primeira fase será aplicada pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e será dividida em dois períodos, às 9h30 e às 15h, com três horas de duração cada. O resultado do concurso deve ser divulgado em 4 de agosto.
A primeira fase será aplicada pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). O processo será dividido em dois períodos (às 9h30 e às 15h) com três horas de duração cada. O resultado final do concurso deve ser divulgado no dia 4 do mês de agosto.
Entenda as fases do concurso
• Primeira fase: o candidatos deverá realizar uma prova com questões objetivas de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.
• Segunda fase: na segunda etapa, os candidatos precisam realizar uma prova escrita sobre língua portuguesa e língua inglesa.
• Terceira fase: a última etapa contempla uma prova escrita sobre as disciplinas história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.