tecnologia

Saiba como bloquear ligações de telemarketing no celular

Existem diversas formas para restringir chamadas indesejadas.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 18/02/2021 às 15:04
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Diversos usuários de aparelhos celulares se queixam de chamadas indesejadas e muita gente se pergunta como como bloquear ligações de telemarketing no celular. Existem diversas possibilidades para realizar este bloqueio. Além de aplicativos, como Whoscall, Truecaller e Smart Call, existem também serviços da Anatel, o 'Não Me Perturbe', e o Procon oferece serviços de bloqueio em diversos Estados.

Entenda como funciona cada uma destas formas de bloquear as ligações indesejadas:

Não Me Perturbe

Esta ferramenta criada pela Anatel em julho de 2019 permite que o usuário solicite o bloqueio das ligações de telemarketing em todo o país. O serviço está disponível para empresas de telecomunicação em instituições financeiras.

O cadastro deve ser realizado no site oficial, informando número de telefone que deve ser feito o bloqueio. O usuário deve também eleger a prestadora ou instituição financeira que deseja parar de receber as ligações. 

Há um prazo de até 30 dias para que o bloqueio comece a vigorar. Este serviço abramge apenas ligações de telemarketing e não abrange as chamadas de oferta de serviços e produtos não solicitados.

Procon local - Não Me Perturbe Estadual

Mesmo após o bloqueio no site do Não Me Perturbe, o usuário pode também manter um cadastro ativo nos Procons estaduais e municipais. É possível bloquear ligações de telemarketing de setores como bancos, financeiras, imobiliárias e até funerárias.

Da mesma forma que para o nacional, também é necessário fazer cadastro no site de cada Estado:

• Alagoas: naoperturbe.itec.al.gov.br
• Ceará: wapp.mpce.mp.br/DeconAntiMarketing
• Distrito Federal: merespeite.procon.df.gov.br
• Espírito Santo: sistemas.es.gov.br/procon/bloqueiotelef
• Goiás: proconweb.ssp.go.gov.br
• Maranhão: procon.ma.gov.br/bloqueio-de-telemarketing-2
• Mato Grosso do Sul: bloqtel.ms.gov.br/bloqueioAcesso.aspx
• Minas Gerais: aplicacao.mpmg.mp.br/proconbloqueio
• Paraíba: naoperturbe.procon.pb.gov.br
• Paraná: bloqueio.procon.pr.gov.br
• Rio Grande do Sul: proconbloqueio.rs.gov.br
• Rio de Janeiro: web-sisbloqtele.apps.rio.gov.br
• Santa Catarina: bloqueiotelemarketing.procon.sc.gov.br
• São Paulo: procon.sp.gov.br/bloqueiotelef

Whoscall

O aplicativo Whoscall é gratuito e está disponível para Android e iOS. O app tem uma base de dados de números cadastrados em todo o mundo. Toda vez que um usuário recebe uma ligação, ele pode reportar quem ligou para alertar os demais que usam o aplicativo.

É necessário fazer um cadastro para utilizar o aplicativo, que pode ser realizado com dados da conta do Facebook ou Google. Após o cadastro o usuário pode bloquear os contatos que desejar.

Truecaller

Este também é um aplicativo gratuito disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. O Truecaller permite bloquear chamadas telefônicas e SMS. O aplicativo conta com uma lista de números que estão registrados por enviarem spam aos usuários.

Ao entrar no app, o usuário deve fazer cadastro, que pode ser efetuado com contas Google ou Facebook, e deve fornecer o número do telefone. Após conceder a permissão ao app, é possível ainda bloquear números ocultos, estrangeiros ou os mais denunciados na aba “Bloqueando”.

Smart Call (celulares Samsung)

Os usuários que tem celulares da linha Galaxy, da Samsung, podem utilizar a função Smart Call, disponível a partir do Galaxy Note 20 e da interface One UI 2.5. O serviço oferece a possibilidade de saber quem está ligando, mesmo que o número não conste na agenda de contatos.

A Samsung tem um banco com dados de telefones para identificar ligações indesejadas e rejeitá-las automaticamente. Para ativar o bloqueio, é só acessar as configurações, clicar em “Proteção ID de chamada e spam” e ativar no botão.