Educação

UFRPE abre consulta pública para definir retorno das aulas presenciais

Alunos, professores e funcionários também podem votar sobre o ano letivo 2021 e conferir o plano de funcionamento da instituição.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 18/02/2021 às 17:29
Divulgação/ UFRPE
FOTO: Divulgação/ UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu uma consulta pública para definir o retorno das aulas presenciais do ano letivo 2020 e calendário acadêmico de 2021, que só vai começar em janeiro de 2022. Alunos, professores e funcionários podem participar, até 1º de março da votação.

A proposta para a retomada das aulas dos cursos presenciais de graduação referentes ao ano letivo de 2020, leva em conta que os dois semestres do ano passado estão suspensos. Em agosto, a UFRPE iniciou um semestre letivo extraordinário, apenas com aulas remotas e participação facultativa. Atualmente está em curso o segundo período extraordinário, que deve terminar no final de fevereiro.

Nas três propostas de calendário, o semestre 2020.1 será retomado em 5 de abril. Numa das opções, o semestre 2020.2 começa em 16 de agosto, em outras duas em 30 de agosto.

Para o ano letivo de 2021 são três propostas de calendário acadêmico, todas com datas de início para o primeiro mês de 2022, as datas sugeridas são 10, 24 ou 31 de janeiro de 2022. O plano de funcionamento será adotado enquanto durar a pandemia de Covid-19.

Ao término da consulta pública, serão incorporadas as sugestões viáveis. A versão final do documento será apresentada aos Conselhos Superiores da UFRPE, no próximo dia 12 de março, quando passará por votação.

Plano de funcionamento

O plano completo de funcionamento está dividido em nove eixos: ensino de graduação; ensino de pós-graduação; pesquisa; internacionalização; extensão e cultura; assistência estudantil; gestão de pessoas; logística e infraestrutura; e valorização da vida, direitos humanos, diversidades e enfrentamento às desigualdades. 

Qualquer pessoa que faça parte da comunidade universitária da UFRPE pode analisar as propostas e o plano. Para aqueles que desejem fazer sugestões e manifestações, podem enviá-las até 1º de março para o e-mail [email protected].