Empatia

Enchente faz médico atender bebê dentro da água, no Acre

Criança de 2 anos está com pneumonia.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 20/02/2021 às 13:18
Lucas Melo/Arquivo pessoal
FOTO: Lucas Melo/Arquivo pessoal

A foto de um médico atendendo um bebê de 2 anos, com pneumonia, dentro da água viralizou nas redes sociais. A 'consulta' aconteceu após uma enchente na cidade de Tarauacá, no Acre. O nível do rio, que leva o mesmo nome da cidade, subiu deixou o município inundado e mais de 400 pessoas desabrigadas.

A imagem mostra o médico Rodrigo Damasceno com água acima da cintura, ouvindo os batimentos da criança com um estetoscópio, enquanto a mãe segura o filho no colo dentro de uma canoa. Segundo o médico, é mais fácil atender dentro da água, pois assim ele consegue ter uma mobilidade melhor, do que dentro do barco.

Rodrigo Damasceno é ex-prefeito de Tarauacá, ele explicou que a família da criança não saiu de casa, mesmo com a água entrando no local. A mãe do menino disse que tem medo de sair e roubarem os móveis.

A equipe médica também está distribuindo remédios para as famílias que não tem condições de comprar a medicação. A maioria das pessoas está isolada nos bairros, muitas delas sem ter o que comer. A maioria das unidades de saúde também estão inundadas. Além da enchente, a cidade enfrenta um surto de dengue.

Segundo a Defesa Civil de Tarauacá, há 80 famílias desabrigadas e 35 desalojadas. Foram montados oito abrigos para atender os moradores que precisaram sair de casa. Pelo menos 7 mil famílias foram atingidas pela cheia do rio. O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), decretou situação de emergência em todo o estado.