Consultório

O que é ghosting? Entenda o fim de relacionamentos na era digital

Termo em inglês, fala sobre o "sumiço" de uma pessoa

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 24/02/2021 às 16:10
Reprodução
FOTO: Reprodução

No Consultório dessa terça-feira (23), Samara Pontes conversou com o psicólogo, especialista em psicoterapia breve e hipnoterapia Ericksoniana, Leonardo Morelli. Direto de Minas Gerais, o profissional falou sobre a prática de "ghosting", que é quando as pessoas terminam um relacionamento sem qualquer tipo de explicação. O programa foi ao ar pela Rádio Jornal Garanhuns.

O termo, desconhecido para muitos, tem origem na palavra ghost que quer dizer fantasma em inglês. "O termo surgiu porque algumas pessoas que começavam a se relacionar através das redes sociais, após um tempo de conversa e simplesmente do nada, sumiam sem dar qualquer tipo de explicação", explica o psicólogo.

Morelli relata também que, apesar de os relacionamentos virtuais ou que começam de forma virtual, serem cada vez mais comuns, essa falta de compromisso constante e o "olho no olho" piorou na pandemia. "De fato, a pandemia acentuou isso. O que acontece é que muitos acham que como o relacionamento começou assim, através de uma mensagem, de 'likes'... é normal que termine por esse recurso também, o que não é o ideal". O especialista reforça a importância da responsabilidade afetiva e de terminar um relacionamento com o diálogo, explicando os reais motivos e, de preferência, pessoalmente.

Compreender os motivos que levam pessoas a sumirem sem dar explicação costumam gerar um sofrimento em quem fica, porém é importante compreender que se sentir culpado só vai atrapalhar o processo de superação. Geralmente quem age assim é adjetivado como covarde, mas outras situações estão por trás disso. "Se há tanta dificuldade de se explicar para o outro, fugir de alguma responsabilidade, com certeza ela tem algum problema de ordem emocional e precisa procurar ajuda. Se não, ao invés de enfrentar seus problemas de frente, sumir será sempre o caminho mais fácil e não pode ser assim.", pontua.

O hipnoterapeuta encerra alertando para a importância do diálogo nos relacionamentos: "As coisas são muito mais simples quando conversamos, questionamos, deixamos claro o que nos incomoda. Falta compromisso, mas também falta conversa nas relações amorosas. Deixar tudo claro desde o início, muda significativamente a dinâmica da relação".

O que é Ghosting? Confira a entrevista completa