Celular

Android ganha recurso que avisa aos usuários se suas senhas vazaram

Usuários vão poder identificar se suas senhas foram expostas a possíveis golpistas.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/02/2021 às 15:10
Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior

O Google fez uma atualização de seu sistema operacional, o Android, e incluiu uma série de funcionalidades, uma delas permite reconhecer se as senhas do usuário vazaram na internet. A funcionalidade ajuda a evitar possíveis vazamentos de informações.

Até o momento, o recurso foi bem aceito pelo público, já que é uma maneira simples e acessível de o usuário saber se sua senha já foi ou não exposta a possíveis golpistas.

Apesar de ser novidade para muitos, o recurso existe há algum tempo. O Google já o utilizava em sue navegador para computador, o Google Chrome. Agora, ele passou a utilizar a funcionalidade também nos smartphones que usam o sistema operacional Android.

Como funciona o novo recurso de privacidade?

O novo recurso vai funcionar em paralelo com o Preenchimento Automático de senhas do Google. Ele se chama “Password Checkup” e está disponível em smartphones com Android 9 ou superior.

Ao cadastrar ou faz login em determinado site o Google pergunta se você quer que ele memorize sua senha para ajudá-lo na próxima vez que você for fazer login, isto é justamente o Preenchimento Automático. É com este mecansmo que você vai ser capaz de identificar o vazamento de sua senha.

No momento em que o usuário inserir a sua senha em determinado site ou aplicativo a partir do Preenchimento Automático, o Google vai informar ao usuário se sua senha vazou ou não. 

Para identificar o vazamento, o Google vai buscar pela senha em listas de senhas que já foram expostas na Internet. Caso ele identifique que sua senha já vazou, uma notificação vai aparecer para você. A partir desta notificação, o usuário vai poder trocar (ou não, caso não queira) sua senha.