Pandemia

Pernambuco proíbe atividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana

Nos sábados e domingos a proibição será durante todo o dia. Clubes, praias e parques também serão fechados nos finais de semana

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 01/03/2021 às 17:14
Reprodução
FOTO: Reprodução

O Governo de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira (1º), a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado. Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar durante todo o dia. Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. 

As medidas foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. O governador destacou que mesmo com a abertura de novos leitos de UTI, a ocupação ainda está em 93%, sem indicativo de melhora. As restrições entram em vigor nesta quarta-feira (3) e são válidas até o dia 17 de março. 

“Passamos o final de semana monitorando os dados da pandemia. O trabalho continuou nesta segunda-feira e, infelizmente, o cenário só se agravou, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI. Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, afirmou.

Abertura de leitos e aquisição de vacinas

Paulo Câmara também informou a abertura de leitos de UTI. Nesta terça-feira (2) terá a abertura de 18 novos leitos no Hospital Agamenon Magalhães, e até o final da semana serão 50 novas vagas. Ele justificou que a aceleração da doença levou a taxa de ocupação para perto dos piores índices registrados no ano passado. 

Enquanto as medidas estiverem em vigor, os supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes permanecerão funcionando.

Nesta terça, o governador Paulo Câmara estará em Brasília, para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik. “Vamos buscar todas as possibilidades existentes para ampliar a imunização de todos os pernambucanos e pernambucanas”, finalizou.

Veja o pronunciamento do governador