Política

Lula supera potencial de votos de Bolsonaro nas Eleições 2022, diz pesquisa

Ex-presidente lidera pesquisa do Ipec

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 07/03/2021 às 12:02
Ricardo Stuckert/Instituto Lula /Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Ricardo Stuckert/Instituto Lula /Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma pesquisa de opinião do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o único que supera potencial de votos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A pesquisa avalia o potencial de voto de dez possíveis candidatos nas eleições de 2022.

STF anula todas as condenações de Lula da Lava Jato e ex-presidente torna-se elegível novamente

Segundo o Ipec, 50% dos entrevistados disseram que votariam ou poderiam votar em Lula, bem acima do teto de Bolsonaro, 38%. 44% disseram que não votariam em Lula de jeito nenhum, enquanto 56% jamais votariam pela reeleição de Jair Bolsonaro.

As pesquisas de intenção de votos tradicionais simulam possíveis segundos turnos com dois candidatos.

Na pesquisa, o Ipec cita o nome de cada possível candidato à presidência e pergunta se o eleitor com certeza votaria nele, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece o suficiente para responder.

Ranking

O ranking de potencial de voto é liderado por Lula e Bolsonaro. Em seguida, está o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro (31%); Luciano Huck (28%); Fernando Haddad (27%); Ciro Gomes (25%); Marina Silva (21%); Luiz Henrique Mandetta (15%); João Doria (15%); e Guilherme Boulos (10%).

O Ipec ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios brasileiros entre 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

*Com informações do IG e O Dia