dia da mulher

Ex-moradora de rua deu a volta por cima e hoje é pequena empreendedora

Francismeire Silva contou sua história em reportagem para a TV Jornal Interior.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 08/03/2021 às 16:30
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o programa Cotidiano, da TV Jornal Interior, conta a história de mulheres empreendedoras. Uma destas histórias é a de Francismeire Silva, que morou por dois anos na rua quando seu filho ainda era pequeno e atualmente é pequena empreendedora no ramo de produtos de higiene e cosméticos.

Foi quando ficou grávida que Francismeire começou a passar por dificuldades. Ela morava com um companheiro, que não aceitou a gravidez, e como ela não poderia voltar para a casa da família teve que passar a viver na rua. "Quando meu filho nasceu eu permaneci por quase dois anos. Foi uma realidade que eu senti na pele. Passei por privações que nunca imaginei na minha vida", disse ela.

Um tempo depois, Francismeire passou por um relacionamento abusivo e teve outros dois filhos. A dificuldade com a separação foi ainda maior pelo medo de voltar a morar na rua, mas ela não desistiu. Ela decidiu fabricar sabonetes depois de assistir uma aula de artesanato na TV e resolveu dar os primeiros passos no negócio: a Saboaria Três Sentidos.

"Eu vi um artesão fazendo saboaria e isso me chamou atenção. Então foi quando eu, no desespero, arrumei o pouco que eu tinha e comprei alguns materiais para começar a fabricar. Foi quando eu vendi e consegui a ver que já tinha uma nova estrada para mim e comecei nessa onda de empreender", detalhou.

Atualmente, Francismeire tem diversos cursos e capacitações em seu currículo, conta com a ajuda de parceiros e possui o próprio espaço dentro de casa para produzir os produtos. Junto com a filha, ela trabalha com produção de sabonetes, fragrâncias personalizadas e diversos outros produtos.

Confira a reportagem completa