força feminina

Pesquisadoras do Agreste lançam documentário no Dia Internacional da Mulher

O grupo de pesquisa do Projeto Juntas é composto por oito mulheres.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 08/03/2021 às 12:35
Divulgação/Thalita Rodrigues
FOTO: Divulgação/Thalita Rodrigues

Um grupo de pesquisa composto por oito mulheres de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, lança nesta segunda-feira (8), às 20h, dois produtos audiovisuais. O Projeto Juntas, financiado pela Lei Aldir Blanc, tem como objetivo investigar formas de realizar trabalhos artísticos remotos e alcançar públicos de forma online para para fortalecer a cultura e o trabalho das mulheres artistas, principalmente neste período de pandemia.  

O primeiro produto a ser lançado será o Alice Desperta, um videoarte coletivo filmado durante uma intervenção urbana sem público, devido à pandemia. O segundo é fruto de um trabalho de reuniões virtuais, um documentário que reúne depoimentos, entrevistas e a trajetória da pesquisa. Ambos serão divulgados no YouTube do Projeto Juntas no Dia Internacional da Mulher, às 20h.

Durante janeiro e fevereiro, as pesquisadoras realizaram encontros virtuais, uma vez por semana, para dialogar, ler trechos de livros e contos, contar histórias, trazer memórias e opiniões, e experimentar um pouco do trabalho umas das outras. 

“É uma data mundialmente emblemática e acredito que o que queremos fazer com essa rede de mulheres tem a ver com a ideia original do 8 de Março: refletir sobre o papel e o espaço que é dado a mulher em sociedade e remexer nisso, afirmar que o papel e espaço que queremos é outro, um outro indizível, diverso, forte e livre”, explica a condutora da pesquisa, Marília Azevedo.

Sobre o projeto

O Juntas é composto pela união das artistas Bianca Quaresma, Cíntia Souza, Eduarda Lacerda, Maéve Oliveira, Marília Azevedo, Tiffany dos Santos, Thalyta Monteiro e Thayná Nascimento. A ideia do projeto surgiu durante o período de isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, quando as artistas se viram com possibilidades muito restritas de realizar seus trabalhos.