coronavírus

“Vão morrer na fila, sem oxigênio”, alerta médico sobre taxa de ocupação em UTI para Covid-19 no Sertão

O médico alega que o interior de Pernambuco não tem estrutura nem equipe qualificada para atender pacientes com coronavírus.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 09/03/2021 às 11:04
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

O médico sanitarista Luiz Aureliano destacou a preocupação das autoridades de saúde e dos profissionais da área com relação ao agravamento da pandemia em Pernambuco, sobretudo no interior. O profissional, que trabalha em Serra Talhada, no Sertão, disse em entrevista à Rádio Jornal que muitas pessoas “vão morrer na fila, sem oxigênio”. 

“A situação [no interior de Pernambuco] é muito grave, está piorando no Brasil todo. É desesperador. Vai morrer muita gente na fila, em maca, sem oxigênio, sem respirador. As novas cepas estão sendo responsáveis por quase 50% das infecções. Está pegando jovens que estão nas ruas”, disse Aureliano.

O médico também ressaltou na entrevista que o Governo Federal tem parcela de culpa no aumento re casos de Covid-19. “Não existe coordenação do governo federal. O coitado desse general do Ministério da Saúde [Eduardo Pazuello, ministro da pasta] já não é da área, já não conhece e ainda não tem autonomia para resolver nada para não desagradar o descerebrado da Presidência da República”, comentou. 

Casos no Sertão

O médico explicou durante a entrevista que mais de 60% das pessoas que são intubadas acabam não resistindo e morrendo. "Não temos quadros preparados, como médicos intensivistas, a quantidade de leitos e a qualidade dos profissionais não estão preparados para isso”, disse, acreditando que, até o final de março, o país deve chegar à marca de três mil mortes por dia", alertou Luiz Aureliano.

Confira a entrevista completa