habilitação

Governo autoriza emissão remota de certificado digital da CNH

É possível emitir o documento por meio de chamadas de vídeo.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/03/2021 às 16:45
Divulgação
FOTO: Divulgação

Quem possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida ou renovada após o ano de 2017 agora conta com uma simplificação concedida pelo governo para emitir certificado digital. A opção começou a valer em março e cerca de 74 milhões de pessoas no Brasil podem solicitar a emissão por chamada de vídeo.

Durante a chamada, serão coletados dados biométricos que serão utilizados para realizar a emissão do certificado digital. Durante o atendimento é capturada uma foto ao vivo para reconhecimento facial. A restrição que leva em conta documentos emitidos ou renovados após 2017 leva em consideração a forma como os documentos foram criados.

A partir deste ano as habilitações de motoristas passaram a ser cadastradas pelo Datavalid, sistema desenvolvido pelo Serpro, que é um sistema que valida informações em tempo real.

O certificado digital permite que pessoas físicas e jurídicas enviem assinatura eletrônica de documentos e transações online.  “É uma tecnologia que possui a mesma validade jurídica de uma firma reconhecida em cartório. Como a identificação é rápida e segura, seu uso traz diversas vantagens”, diz o gerente do Serviço de Certificação Digital do Serpro, Pedro Motta.