elas têm a resposta

Ex-feirante desafiou o mercado empreendedor e abriu loja com mais de mil metros quadrados na pandemia

Eliane Melo é proprietária da CH Varejão, uma loja com produtos diversos, que gera emprego e movimenta a economia da cidade.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 11/03/2021 às 15:13
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Foi em um cenário de crise econômica que Eliane Melo decidiu investir no sonho de ter o próprio negócio. A empresária é dona de uma grande loja localizada em Caruaru, no Agreste, a CH Varejão. Sua história tem diversos desafios que foram vencidos ao longo do tempo e ela contou em detalhes tudo o que viveu em um episódio da série de reportagens 'Elas têm a resposta', da TV Jornal Interior.

Após se casar, Eliane e seu esposo começaram a gerenciar juntos um pequeno negócio na Feira da Sulanca. Um tempo depois, os dois planejaram um projeto de expansão e começaram a importar diversos utensilhos para a venda. Foi quando abriram um novo ponto de vendas, ainda na feira da sulanca, para vender peças sofisticadas como jogos de taças, de jantar e produtos diversos para a casa.

As vendas fizeram com que o negócio crescesse e se expandisse. Foi então que o casal alugou um depósito e começou a vender os produtos em atacado. No local das vendas, eles montavam uma pequena exposição dos produtos e os clientes acabavam ficando insatisfeitos porque não podiam comprar peças no varejo, apenas em atacado.

Isso fez com que Eliane sentisse o desejo de abrir uma grande loja de varejo. Foi assim que nasceu a CH Varejão, que tem mil metros quadrados e mais de 25 funcionários. "As pessoas olham muito o que você conquista e o que você consegue, mas niguém sabe o tamanho do seu esforço", contou a empresária.

Rotina empreendedora

Todos os dias, Eliane acorda antes das 6h, arruma as filhas, organiza a casa e vai trabalhar na loja que um dia era apenas um sonho. Tudo o que tem hoje foi conquistado com base nessa rotina, que, por muitas vezes, é exaustiva, mas enche o coração dela de alegria.

"Tudo o que eu faço é com Deus na frente", disse. "O segredo é ter fé, acreditar no seu potencial, ter muita simplicidade e humildade", afirma Eliane.

Confira a reportagem completa