Vacinação

Ex-presidente Lula toma 1º dose da vacina contra a Covid-19

Ele defendeu o isolamento social, lamentou não ter vacina para todos e criticou o presidente Jair Bolsonaro.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 13/03/2021 às 11:30
 Reprodução/redes sociais
FOTO: Reprodução/redes sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã deste sábado (13). A aplicação do imunizante foi realizada em uma estação de vacinação drive-thru em São Bernardo do Campo, São Paulo. 

Lula tem 75 anos de idade, ele foi ao local acompanhado do deputado federal e ex-ministro Alexandre Padilha (PT). Em vídeo publicado nas redes sociais logo após ser imunizado, o ex-presidente disse que "a vacina é imprescindível".

"Tudo que o povo quer é tomar uma vacina para se ver livre desse monstro chamado coronavírus", falou. A declaração foi acompanhada de críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Eles [Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello] têm que aprender a respeitar o sentimento do povo brasileiro e garantir vacina para todo mundo".

Na quarta (10), durante pronunciamento no Sindicato dos Metalúrgicos, Lula disse que tomaria a vacina nos próximos dias.

Incentivo à vacina

O ex-presidente defendeu o isolamento social e a lamentou que não tenha vacina para todos. "Se cuidem para que amanhã você não esteja chorando a perda de um ente querido", disse Lula no vídeo. Ele ainda declarou que estaria "muito mais feliz se tivesse vacina para todo mundo".

O ex-presidente afirmou ser a favor de que governadores, prefeitos e até empresas comprem doses dos imunizantes. Ele também falou que é preciso combater os "negacionistas, as pessoas que não acreditam na vacina e ficam falando bobagem para a sociedade". "Só tem um jeito de a gente se livrar do coronavírus. É a gente tomar vacina", disse.

Para incentivar que as pessoas fiquem em casa, Lula falou que, "se você não gosta de você, goste de seu pai, da sua mãe, da sua tia, do seu tio, dos seus amigos. Porque, se você pegou, você vai passar para eles." "Então, nem pegue e nem passe. Esse é o lema."