restrições

Mesmo sem poder funcionar, Feira do Troca registra aglomeração no fim de semana em Caruaru

Muitas pessoas estavam sem máscara e foram registrados diversos pontos de comercialização irregular.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 15/03/2021 às 12:02
TV Jornal Interior/Jobson Gonçalves
FOTO: TV Jornal Interior/Jobson Gonçalves

As feiras livres de comercialização de alimentos possuem liberação para funcionar no fim de semana em todo o Estado mesmo com as restrições determinadas pelo Governo de Pernambuco por meio de decreto. No entanto, muitas pessoas ainda desrespeitam as medidas de higiene e segurança para evitar o contágio da Covid-19 em diversos desses espaços públicos. Foi o que aconteceu em Caruaru, no Agreste, durante o último fim de semana.

Uma equipe da TV Jornal Interior flagrou diversos pontos de aglomeração nas feiras do município. No Parque 18 de Maio não foi difícil de encontrar diversas pessoas sem utilizar a máscara de proteção. Na Feira do Troca, que fica ao lado da Feira da Sulanca, muitas pessoas estavam aglomeradas comercializando de forma irregular, já que o local não possui autorização para funcionar mediante as medidas restritivas.

Uma das determinações do governo estadual é que as barracas de lanches e comidas ofereçam seus serviços e produtos apenas na modalidade delivery no fim de semana. No entanto, foram flagrados diversos pontos comerciais abertos de forma clandestina. Confira os flagrantes na reportagem:

Fiscalização da Prefeitura

A Prefeitura de Caruaru informou que o Grupo de Fiscalização Integrada esteve atuando durante o último fim de semana e 47 estabelecimentos foram fiscalizados. Desses, três foram notificados, e uma pessoa foi conduzida à delegacia. A equipe realizou o trabalho de fiscalização no Parque 18 de Maio, Via Parque, praças, academias e em alguns bairros em que festas clandestinas estavam sendo realizadas.

“Em relação aos estabelecimentos, a população vem contribuindo e entendendo a importância, mas continuamos encontrando ainda aglomerações em alguns pontos da cidade”, comentou o coordenador de Operação da Secretaria de Ordem Pública, Diogo Ramalho.

A população pode denunciar casos de descumprimento das medidas restritivas por meio do Disque-denúncia, 3719-4545 (das 7h às 19h, de segunda a sábado), ou pelo WhatsApp 98256-4545/98170-2525. Também é possível denunciar à Ouvidoria, no número 156 (das 7h às 13h, de segunda a sexta) ou no WhatsApp 98384-5936. A denúncia pode ser feita também pelo 190 da Polícia Militar.