Morte

Senador Major Olimpio morre por complicações da Covid-19

A morte cerebral foi confirmada pelos médicos nesta quarta-feira (18)

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 18/03/2021 às 17:08
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

O senador Major Olimpio (PSL-SP), de 58 anos, morreu devido a complicações da Covid-19. A morte cerebral foi confirmada pelos médicos na tarde desta quarta-feira (18). Ele estava internado no Hospital São Camilo, em São Paulo. A informação foi divulgada nas redes sociais do político.

"Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", escreveu o perfil.

Ele foi diagnosticado com o vírus no dia 2 de março, e chegou a ser entubado duas vezes, uma no dia 6 de março e a segunda no dia 10. O assessor de imprensa do senador também está internado na UTI de um hospital em São Paulo com comprometimento grave dos pulmões, mas apresentando melhora.

Há uma semana, a família publicou nas redes sociais do político que o quadro dele “era estável e inspirava cuidados”. A piora no quadro de saúde foi rápida. No dia 4 de março, o senador usou as redes sociais para dizer que estava "evoluindo satisfatoriamente" e que “apesar da gravidade e tenho fé que em breve estou de volta ao combate!”.

Apesar da internação, Major Olímpio chegou a participar, em 3 de março de uma sessão de trabalhos do Senado, através de videoconferência direto do hospital. 

Olimpio foi o terceiro senador brasileiro que morreu por causa da Covid-19. Em fevereiro, José Maranhão (MDB-PB) morreu por causa de complicações decorrentes da doença. Em outubro, Arolde de Oliveira, do PSD do Rio de Janeiro, morreu após contrair o coronavírus.

Políticos lamentam a morte do senador

Políticos usaram as redes sociais para lamentarem a morte do Major Olimpio. O senador Humberto Costa (PT) lamentou a perda: "Com a triste notícia da morte cerebral do senador Major Olímpio, o Senado perde o seu terceiro membro para a Covid, um vírus que já ceifou a vida de mais de 285 mil brasileiros em um ano. Quero apresentar minhas condolências à família, aos amigos e aos eleitores do Major Olímpio."

O ex-juiz e ex-ministro da Segurança Pública Sérgio Moro também comentou a morte: "Registro as minhas homenagens pessoais ao Senador Major Olímpio, um grande homem público. Minha solidariedade à família. Triste pandemia. Tristes tempos".