Pandemia

Municípios do Sertão do Pajeú entram em quarentena total a partir de quarta-feira (24)

Apenas serviços considerados extremamente essenciais poderão funcionar.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 19/03/2021 às 16:47
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), ficou decidido que 18 cidades do Sertão de Pernambuco vão entrar em quarentena total, com restrições mais rígidas, a partir da quarta-feira (24). A medida terá cinco dias de duração e será válida até o dia 28 de março. A quarentena em todo o estado teve início na quinta-feira (18), os municípios do Sertão vão endurecer as medidas.

A decisão visa conter a disseminação da Covid-19 e diminuir o número de casos da doença. De acordo com o presidente da Amupe, José Patriota, entre as restrições previstas estão: os supermercados deverão funcionar apenas por delivery e as feiras dos municípios serão suspensas. Postos de gasolina continuarão funcionando. 

"O único consenso para abrir, até agora, foi farmácia e, talvez, bancos. Vamos ter uma reunião com o secretário [de Defesa Social] Antônio de Pádua na segunda-feira para botar a polícia na fiscalização", disse José Patriota.

Apenas serviços considerados extremamente essenciais poderão funcionar nas cidades. A lista desses serviços, assim como os demais detalhes do decreto, está sendo acertada entre os prefeitos da região e será divulgada em breve.

José Patriota reforça que a medida foi tomada para evitar a contaminação da população em um cenário de pré-colapso do sistema de Saúde. "Tem muita gente na rua ainda, a situação é muito grave". Sobre a extensão dessas medidas mais restritivas para outros municípios do estado, ele explicou que depende dos números e dos prefeitos.

Cidades que entram na quarentena total:

As restrições valem para Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama - todas no Sertão do Pajeú - e Sertânia, no Sertão do Moxotó.