agreste

Prefeitura de Caruaru anuncia a abertura de 20 novos leitos para Covid-19

Serão 10 novos leitos de UTI na UPA Respiratória e 10 de terapia semi-intensiva nas demais UPAs do município.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 19/03/2021 às 16:41
Edmilson Tanaka
FOTO: Edmilson Tanaka

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (19), a prefeita de Caruaru, no Agreste, Raquel Lyra, e o secretário de Saúde, Breno Feitosa, divulgaram novas medidas do município no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Foi anunciada a abertura de 20 novos leitos para tratamento de pacientes com coronavírus.

O município vai abrir 10 novos leitos de UTI na UPA Respiratória, no bairro Boa Vista, e outros 10 leitos de tratamento semi-intensivo espalhados nas UPAs dos bairros Vassoral, Rendeiras e Salgado. Atualmente, o município conta com 53 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI no Hospital Manoel Afonso para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Com a ampliação da oferta de leitos, a prefeita garantiu que o município já prevê a compra de insumos para tratar os pacientes. Raquel Lyra reforçou ainda que oficializou, junto à empresa fornecedora de oxigênio, todas as medias administrativas para garantir o abastecimento aos pacientes tratados nos novos leitos.

“Solicitamos ao Ministério da Saúde mais 20 respiradores pulmonares, medicamentos como sedativos e uma série de insumos. Ao Governo de Pernambuco, enviamos ofício, no último dia 10, solicitando a reestruturação da rede de saúde na região, com pedido de mais leitos de UTI no Hospital Mestre Vitalino e, como sugestão, transformar a UPAE da nossa cidade em uma unidade específica para casos respiratórios”, disse Raquel Lyra durante a coletiva.

A prefeita destacou ainda que, diante do aumento de casos registrados da doença no município, foram suspensas as férias dos profissionais que trabalham na linha de frente nas unidades de saúde e profissionais de unidades ambulatoriais serão remanejados para reforçar o enfrentamento à pandemia nas unidades com funcionamento 24h.

Casos em Caruaru

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na noite da última quinta-feira (18), Caruaru já registrou 17.677 casos de coronavírus, com 16.991 recuperados da doença e 496 óbitos. Até o momento, o município já recebeu 28.870 vacinas contra a Covid-19 e 17.368 foram aplicadas.

Até a manhã desta sexta-feira (19), o índice de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 em Caruaru estava em 97%, com o Hospital Manoel Afonso com 100% de sua capacidade, o Hospital Mestre Vitalino com 96%, após a abertura de 10 novos leitos nesta sexta, e o Hospital Regional do Agreste com 100%.

Já na rede particular apresentava até esta manhã 85% de ocupação dos leitos. A Unimed com ocupação de 83% e, na terapia semi-intensiva, 82%. O Hospital Santa Efigênia chegou a 85% de ocupação.