Astronomia

Maior asteroide a se aproximar da Terra vai passar 'raspando' neste domingo (21)

Corpo rochoso, classificado como "potencialmente perigoso", vai passar pela Terra às 16h.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 21/03/2021 às 10:41
NASA
FOTO: NASA

O maior asteroide a se aproximar da Terra em 2021 passará “perto” do planeta neste domingo (21), porém a cerca de dois milhões de quilômetros de distância, sem qualquer risco de colisão. O evento permitirá que os astrônomos estudem o objeto celestial.

O corpo rochoso deve passar pelo ponto mais próximo do nosso planeta neste domingo às 16h. Estará então a 2.016.158 km da Terra, ou cerca de cinco vezes a distância Terra-Lua. Chamado 2001 FO32 e medindo menos de um quilômetro de diâmetro, ele girará a 124.000 km/h, mais rápido que a maioria dos asteroides passando perto da Terra, de acordo com a NASA.

A agência espacial norte-americana assegura que não há risco de colisão com o nosso planeta. A trajetória do asteroide é suficientemente conhecida e regular para descartar qualquer perigo, garantem os especialistas do Observatório Paris-PSL.

O grande corpo rochoso é, no entanto, classificado como "potencialmente perigoso", como todos os asteroides cuja órbita é inferior a 19,5 vezes a distância Terra-Lua e cujo diâmetro é superior a 140 metros.

O que se sabe sobre o asteroide ?

O asteroide 2001 FO32 foi observado pela primeira vez em 2001 e tem sido objeto de estreita vigilância desde então. Ele pertence à família Apollo de asteroides próximos da Terra, que circundam o Sol em pelo menos um ano e podem cruzar a órbita terrestre.

“Atualmente, pouco se sabe sobre este objeto, então esta passagem próxima nos dá uma oportunidade incrível de aprender muito”, disse Lance Benner, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, do qual depende o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS).

De acordo com o CNEOS, astrônomos amadores no hemisfério sul e em baixas latitudes no norte devem ser capazes de vê-lo. “Teremos que esperar até escurecer e nos armar com um bom telescópio de pelo menos 20 centímetros de diâmetro”, explicou à AFP Florent Delefie, do Observatório de Paris.

"Devemos ver um ponto branco se movendo como um satélite”, acrescentou o astrônomo. A trajetória nada tem a ver com a das estrelas cadentes, que são asteroides pequenos que formam uma linha luminosa que divide o céu em uma fração de segundo. Nenhum dos grandes asteroides listados tem chance de colidir com a Terra no próximo século.