Notícias

Como é a rotina de um adolescente criança autista? Mãe explica

Rotina foi tema de entrevista no Consultório do Rádio Livre

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 22/03/2021 às 15:56
Reprodução da internet
FOTO: Reprodução da internet

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi o tema dessa quinta-feira (18), no programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns. A experiência da cirurgiã dentista Rennata Amorim, mãe de Antônio Lucas de 16 anos, autista, trouxe à tona os desafios e o amor incondicional de uma família que precisou lidar com as frustrações diante dos altos e baixos peculiares do transtorno.

Rennata conta que, ao descobrir que seu filho era autista, precisou enfrentar o sentimento de luto perante às expectativas não concretizadas. “Muitas famílias não encaram assim, mas no nosso caso isso ajudou a respeitar o momento e nos reerguer posteriormente. É óbvio que ao gerar um filho você quer que ele nasça sem problema algum, sem os desafios que a sociedade vai impor. Quando você se dar conta que isso não vai acontecer é uma dor muito grande e a gente precisa admitir isso”, relata.

O autismo é um transtorno muito estudado, mas ainda assim não se sabe a causa, por exemplo. Além disso, outros questionamentos seguem sem respostas: “Outro problema que nós enfrentamos e que é comum na pessoa com autismo é a regressão. Há pouco tempo, Antônio Lucas estava indo muito bem no tratamento, respondia aos estímulos e apresentava progresso a cada dia. De repente, de um dia para outro, nosso filho regrediu de uma forma assustadora chegando ao ponto de nem me reconhecer mais. Perdi o meu chão e foi muito difícil passar por isso. Hoje as coisas estão bem melhores, mas fica o alerta para que as famílias procurem redes de apoio, porque lidar com isso sem acompanhamento profissional é muito mais desafiador”.

E foi pensando nessa rede de apoio que surgiu o grupo Autismo em Foco. Diversas famílias compartilham suas experiências pelo Whatsapp e redes sociais, além da ajuda mútua que acontece quando algum membro necessita, mas não consegue, ter acesso a serviços básicos. Em abril, o movimento também realiza a X Semana de Conscientização do Autismo, (de 05/04 a 09/04). Diversas palestras online e gratuitas poderão ser assistidas pelo YouTube no canal “Autismo em Foco”. Outras informações sobre a rede e as ações direcionadas aos autistas e suas famílias no Instagram: @grupoautismoemfoco.