Consultório

Doenças renais: Saiba como detectar e tratar problemas nos rins

Órgão é o responsável pelo controle da concentração de substâncias no nosso sangue

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 11/03/2021 às 16:09
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

No dia 11 de março foi celebrado o Dia Mundial do Rim e nessa quarta-feira (17), o programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns, entrevistou o nefrologista Américo Cuvello. O profissional é coordenador do Centro Especializado em Nefrologia e Diálise do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e tirou dúvidas sobre a doença renal crônica.

Entender o que aconteceu antes do indivíduo chegar a esse estágio de comprometimento renal é de suma importância para compreender os fatores de risco que levaram ao desenvolvimento da doença. “No Brasil, a causa mais comum de doença renal crônica é a hipertensão arterial e em segundo lugar o diabetes. Os outros fatores de risco estabelecidos são: idade acima de 65 anos, fatores genéticos e hereditários, pacientes que já tiverem infarto ou AVC, tabagismo e a obesidade”, pontuou Cuvello.

De acordo com o especialista, a patologia costuma ser silenciosa. A consequência é que um número considerável de pessoas só procuram ajuda médica em estágios mais avançados. Devido aos fatores de risco muito comuns no país e a falta do diagnóstico precoce, o número de doentes renais é alto. “No último senso da Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil, nós temos cerca de 150 mil pacientes em programa de diálise, ou seja, pacientes que estão na fase mais avançada da doença. Um a cada dez brasileiros tem alguma doença renal crônica”, ressalta.

Para o diagnóstico precoce, exames simples e acessíveis realizados anualmente já são suficientes. “A dosagem de creatinina e o exame de urina devem ser solicitados pelo médico, especialmente se o paciente tiver um dos fatores de risco citados anteriormente. São exames simples que podem detectar o problema antes que o problema se agrave”.

Na dúvida, o ideal é procurar ajuda médica. O especialista que faz o diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente o rim, é o nefrologista.

Entenda as doenças renais