mundo animal

Gata doméstica diagnosticada com Covid-19 morre com sintomas da doença

O animal foi internado com falta de ar, tosse, perda de apetite e peso.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 23/03/2021 às 16:20
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Uma gata doméstica faleceu nessa segunda-feira (22), no Rio Grande do Sul, após ser internada com sintomas da Covid-19. O animal apresentava falta de ar, tosse, perda de apetite e peso. De acordo com seus donos, os primeiros sintomas surgiram no dia 18 de fevereiro, duas semanas após os dois contraírem a doença. No entanto, o diagnóstico do bichinho de estimação só foi confirmado no dia 5 de março.

A investigação do caso começou depois de um atendimento veterinário, quando foi constatado um quadro inflamatório pulmonar na gata. Em seguida, foi comprovada a presença de uma doença de caráter infeccioso. A partir daí, o caso foi encaminhado à Universidade Federal de Caxias do Sul (UCS), que realizou um exame de RT-PCR na gata.

Com resultado positivo, a contraprova foi realizada em seguida pela Universidade Feevale. A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Rio Grande do Sul e a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA) foram notificadas sobre o caso.

Internação

Aproximadamente uma semana após o diagnóstico, a gata teve piora no quadro de saúde e precisou ser internada recebendo apoio respiratório. Após quatro dias de hospitalização, ela foi liberada apresentando melhora, mas não resistiu e acabou falecendo. Outros dois gatos que residem na mesma casa não apresentaram nenhum tipo de sintoma, mas aguardam o resultado de testes.