coronavírus

Situação da Covid-19 no Estado de Pernambuco permanece crítica, afirma cientista

O epidemiologista alertou para o alto risco de contágio em cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Riacho das Almas.

Berg Santos
Berg Santos
Publicado em 23/03/2021 às 15:42
Reprodução/Rádio Jornal Caruaru
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal Caruaru

A situação dos casos de Covid-19 continua muito crítica em todo o Estado de Pernambuco. É o que relata o cientista e epidemiologista Jones Albuquerque, durante entrevista no programa Além da Notícia, da Rádio Jornal Caruaru. O estado está todo vermelho a tem até partes escuras por conta da grave situação, que em alguns locais está fugindo do controle.

Jones explica que as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado não vão adiantar muita coisa. Na visão do cientista, existe muita fragilidade no decreto e os números mostram que não houve recuo nos casos da doença em Pernambuco. Algumas cidades do agreste preocupam pela velocidade de contaminação e de busca por leitos de UTIs.

Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Riacho das Almas estão em alto risco e o contágio da doença permanece muito forte nessas cidades. “O vírus todo está todo espalhado e de novo a gravidade seguindo a BR-232 por que é a grande circulação de pessoas, é o fato, e o vírus segue como hospedeiro”, explicou Jones.

Para o cientista, a vacinação em massa seria a solução, mas, é algo que dificilmente ocorrerá por conta da demanda mundial em busca dos imunizantes. “A gente perdeu o “time” […] e vacinamos cerca de 5% da população, o que é muito pouco para um país com mais 209 milhões de habitantes”, afirmou.

Confira a entrevista completa: