Irregularidades

Trabalhador é libertado de situação análoga a escravidão em Bezerros, no Agreste

Homem foi encontrado durante fiscalização

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 23/03/2021 às 8:33
Google street View
FOTO: Google street View

Um homem foi libertado de um trabalho em condições análogas a escravidão em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Uma ação de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho, Auditores Fiscais do Trabalho, Procuradoria do Ministério Público e Polícia Federal resgataram o trabalhador.

A ação foi realizada entre 15 e 17 de março, mas foi divulgada apenas nessa segunda-feira (22). A equipe de fiscalização encontrou o homem na zona rural do município, trabalhando em uma fazenda de criação de animais, sem registro e qualquer garantia trabalhista ou previdenciária, além de condições de indignidade.

Segundo a Superintendência, entre as irregularidades constatadas havia: ausência de pagamento de salário, ausência de água potável no local de trabalho, inexistência de instalações sanitárias, ausência de local adequado para guarda, conservação e preparo de alimentos. Além disso, o empregado tem deficiência mental.

O homem resgatado foi acolhido pelo serviço de Assistência Social de Caruaru e foi submetido a cuidados médicos e ao serviço de orientação para reinserção social.

Empregador será penalizado

O empregador será autuado e deverá pagar indenização a título de dano moral individual.