Fiscalização

Portaria autoriza polícia a ampliar o números de plantões extras em PE

Medida vai garantir que mais profissionais atuem na fiscalização do decreto que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 24/03/2021 às 16:04
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Uma portaria da Secretaria de Defesa Social (SDS), publicada nesta quarta-feira (24), autoriza a ampliação do número de plantões extras mensais para os policiais militares, policiais civis e para o Corpo de Bombeiros em Pernambuco. A medida tem como objetivo garantir mais profissionais para a fiscalização do decreto estadual que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais.

Até então, os profissionais estavam autorizados a aderir ao Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) até 12 vezes por mês. Com a mudança, eles poderão aderir até 15 vezes. Vale lembrar que o decreto estadual é válido até o dia 28 de março, mas pode ser ampliado por causa da alta disseminação do coronavírus em todo o estado.

"Durante o mês de março do ano de 2021, fica ampliado para quinze o número máximo de cotas mensais por servidor ou militar para adesão ao Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), em razão do enfrentamento da emergência em saúde pública advinda da doença causada pelo novo Coronavírus no âmbito da Polícia Militar de Pernambuco, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e da Polícia Civil de Pernambuco", informa a portaria.

Fiscalização

Nos cinco primeiros dias de quarentena, entre 18 e 22 de março, a SDS informou que as forças estaduais
de segurança pública já fiscalizaram mais de 8.500 estabelecimentos.

Mais de 20 mil pessoas foram abordadas pelas equipes com orientações sobre as medidas sanitárias para conter a propagação da doença. Dessas, 228 precisaram ser conduzidas até uma Delegacia de Polícia Civil, por insistirem em descumprir as normas decretadas pelo Governo do Estado.