solenidade

Anunciação do Senhor: entenda a data que celebra o dia em que Maria deu seu ‘sim’ ao anjo

A solenidade é celebrada nove meses antes do Natal.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 25/03/2021 às 12:19
Reprodução
FOTO: Reprodução

O dia 25 de março é marcado pela comemoração da solenidade da Anunciação do Senhor. A data, celebrada pela Igreja Católica nove meses antes do Natal, recorda o dia em que Maria, mãe de Jesus, deu seu 'sim' ao anjo Gabriel e concebeu a gravidez.

O anúncio feito a Maria aparece na Bíblia no livro de Lucas. “Disse-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela” (Lc 1,35-38).

Como surgiu a data?

A celebração da solenidade litúrgica surgiu no século VI, na época do imperador Justiniano, e foi introduzida na Igreja Católica no fim do século VII, pelo Papa Sérgio I. Na época, foi realizada uma procissão na basílica de Santa Maria maior, que tem os mosaicos do arco triunfal dedicados à maternidade de Maria.

A data foi fixada em 25 de março porque marca exatos nove meses antes do Natal. No entanto, quando a celebração cai na Semana Santa, Semana de Páscoa, ,o Domingo de Páscoa ou em algum domingo da Quaresma, a festa é adiada.