Vacinação

Garis relatam alívio ao serem vacinados contra a Covid-19 em Petrolina

Os trabalhadores foram vacinados na central de operações dos trabalhadores de limpeza, antes de saírem para a coleta do lixo.

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/03/2021 às 14:03
NOTÍCIA
Jonas Santos/Prefeitura de Petrolina
FOTO: Jonas Santos/Prefeitura de Petrolina
Leitura:

Os garis que trabalham em Petrolina, no Sertão de Pernambuco foram os primeiros da categoria que receberam a vacina contra a Covid-19 no Estado. Nesta quinta-feira (25), cerca de 100 trabalhadores da limpeza urbana tomaram a primeira dose do imunizante. O objetivo da medida adotada pela prefeitura foi permitir que os profissionais que estão, diariamente, em contato com materiais contaminados possam exercer a função essencial com mais segurança.

Para a aplicação das doses, foi montado um ponto de vacinação provisório com técnicos da Secretaria de Saúde na central de operações dos trabalhadores de limpeza. Antes de saírem para a coleta do lixo, os garis foram vacinados e orientados sobre a data da segunda dose. Entre os trabalhadores de limpeza o sentimento era unânime: alívio e emoção.

Nos últimos três meses, Eliomar Ramos, de 29 anos perdeu um avô e um tio vítimas da Covid-19. O trabalhador da limpeza disse que agora se sente mais tranquilo com a vacina. "Pela minha idade, não esperava nem tão cedo receber essa dose. Depois de tudo que passei, hoje, estou aliviado, leve, por saber que vou trabalhar vacinado e poderei ir para minha casa seguro", relatou.

A sensação de alívio foi compartilhada por outro profissional da coleta de lixo, Jack Souza, de 36 anos. Gari há uma década, ele lembrou que os trabalhadores todos os dias têm contato com máscaras, luvas, lenços umedecidos e outros materiais que podem estar contaminados.

"Estou muito feliz e mais tranquilo, mas queria pedir para a população separar melhor o lixo. As pessoas colocam máscaras e todo tipo de material nas sacolas sem nenhuma preocupação com a gente. Todos os dias passamos por isso e ficamos com medo. Felizmente, agora, com essa vacina, podemos trabalhar mais seguros", alertou Jack Souza.

Petrolina acelerou a vacinação nas últimas semanas. A cidade é uma das que mais aplicou doses contra o coronavírus no interior de Pernambuco, cerca de 28 mil até esta quinta. "Ampliamos as faixas etárias e neste fim de semana devemos chegar aos idosos de 67 anos. À medida que mais vacinas chegarem, avançaremos nos públicos prioritários que são os profissionais de saúde e idosos", afirmou o prefeito Miguel Coelho.

Confira:

Mais Lidas