Semana Santa

Sem procissão, fiéis celebram o Domingo de Ramos com missas virtuais

Em Poção, os tradicionais eventos foram cancelados. Serão realizadas missas com transmissão online pelas redes sociais.

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 28/03/2021 às 10:39
Reprodução/WhatsApp
FOTO: Reprodução/WhatsApp

O início da Semana Santa para os católicos é marcado pelo Domingo de Ramos, que simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém. Neste domingo (28), as celebrações acontecem em missas virtuais, sem a tradicional procissão. Devido à pandemia de Covid-19, as igrejas estarão fechadas para o público, podendo receber apenas sacerdotes para cerimônia com transmissão online.

Em Poção, no Agreste de Pernambuco a celebração vai acontecer em formato online. O Cruzeiro, lugar que recebe visita de muitos peregrinos, sobretudo durante a Semana Santa, estará fechado. A tradicional Procissão de Ramos, também não será realizada neste ano.

A cidade que recebe centenas de ônibus, teve que cancelar as visitas e eventos para conter a disseminação do Covid-19. De acordo com o Padre Carlos Eduardo, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, os fiéis podem acompanhar as celebrações pelo perfil da paróquia no Facebook em dois momentos: às 09h e às 18h. 

Poção, cidade de fé

A igreja matriz tem três altares que formam uma cruz. O altar-mor recebe as celebrações eucarísticas e os outros servem para contemplação. Um dos principais pontos turísticos da cidade também está relacionado à fé cristã. O Centro de Instrução Bíblico Visual Cruzeiro de Poção é ponto de encontro do povo católico.

O cruzeiro já pertencia à igreja e foi repaginado pelo frade alemão Frei Henrique Bröoker, que dedicou a vida a ajudar a população da cidade. Ele colaborou na construção de casas para famílias carentes, formando uma vila na subida do cruzeiro. Cada residência ganhou um nome bíblico.

Os ramos

A bíblia conta que Jesus, ao entrar em Jerusalém, foi saudados pelas pessoas com ramos de palmeira e oliveira, por isso chama-se Domingo de Ramos. Para recordar, os fiéis, em tempos sem pandemia, costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos. Muitos levam os ramos para casa e guardam como forma de proteção.

Por causa da pandemia, além de missas online, os fiéis de várias cidades colocaram ramos com fitas vermelhas nas portas de suas casas e montaram altares para receber as bênçãos de Ramos.