nacional

Comandantes das Forças Armadas devem abandonar cargos nos próximos dias

Os representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica pretendem acompanhar a saída do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 30/03/2021 às 10:20
MARCOS CORRÊA/PR
FOTO: MARCOS CORRÊA/PR

Após a saída do general Fernando Azevedo do comando da pasta do Ministério da Defesa, os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica pretendem colocar seus cargos à disposição do novo ministro, general Walter Braga Netto, ainda nesta terça-feira (30), na Esplanada dos Ministérios.

A informação foi confirmada pelo jornal Folha de S.Paulo, que afirma que a decisão dos militares foi tomada em reunião realizada na última segunda-feira (29). O até então ministro Fernando Azevedo foi exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro após diversas negativas de apoio político ao Governo Federal.

Azevedo caiu após o limite da relação com o Chefe do Poder Executivo Federal ser atingido, quando Bolsonaro voltou a insinuar que queria o apoio do Exército para aplicar medidas de exceção como o estado de defesa em estados e municípios que adotaram lockdowns ou quarentenas rígidas na tentativa de conter o avanços dos números da pandemia de covid-19.

Decisão inédita

Caso Edson Leal Pujol, do Exército, Ilques Barbosa, da Marinha, e Antônio Carlos Bermudez, da Aeronáutica, saiam juntos do comando, o fato será considerado inédito e pode provocar uma crise entre as Forças Armadas e o Palácio do Planalto. O novo ministro da Defesa, por sua vez, quer convencer Barbosa e Bermudez a ficarem. Pujol, por sua vez, não é uma aposta de Braga Netto para permanecer no cargo.